Conjunto I

[Mattia Denisse,2009]

«Uma das minhas primeiras lembranças matemáticas, para além da adição, subtracção e divisão, foi a descoberta dos conjunto. Vou recordar para sempre o momento em que a professora desenhou no quadro preto grandes círculos coloridos nos quais dispôs frutos, animais, cores e uma variedade de elementos que a priori não tinham nada a ver entre si. Havia neste vasto gesto englobante um extraordinário saber: o poder de cercar animais, palavras, coisas e pensamentos selvagens que,antes de serem domesticados, se escondem e galopam furiosamente dentro de universos inacessíveis e solitários. O fascinante não era tanto agrupar, mas, sobretudo na intersecção, juntar. Eu podia graças a ela [à intersecção] juntar o injuntável. Um poder até então inimaginável permitir-me-ia  doravante encontrar parentescos nas coisas mais dissemelhantes e criar ‘matematicamente’ quimeras.»

[Denisse, Mattia; Câmara de Descompressão in Experiments and Observations on different kinds of AIR; DGArtes; 2009; xxv]

Advertisements

About faqonespionage

Look Mom No Head é um colectivo de designers, cientistas visuais, pensadores a full-time, — espiões do quotidiano e do cosmos. Alimenta-se da entropia dos sistemas: zonas autónomas temporárias, jornadas para o desconhecido, mapas para territórios-não-demarcáveis, narrativas instáveis, perspectivas distorcidas, reflexivas e refractárias, fórmulas matemáticas, estruturas e processos recursivos, conspirações e pseudónimos neoistas, redundâncias e reticências.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: