on communication and transmission

« TEMPO Para os Dogon, a palavra desempenha um papel importante na resolução de tensões (…) Todas estas relações complexas esclarecem-se e tomam o seu real significado quando situadas na perspectiva da temporalidade (…)

DIÁLOGO Vemos surgir esta noção de tempo no interior mesmo do circuito da palavra. Com efeito, para que haja realmente palavra, é necessário que uma resposta dê lugar a uma outra e assim sucessivamente, por outras palavras, que se estabeleça um diálogo. Este processo inicia um movimento de progressão que introduz um sentido no discurso [para além do aspecto linear do próprio discurso] (…)

MEMÓRIA A palavra vai no sentido da duração, daí o sentimento da sua irreversibilidade: é tão impossível aniquilar palavras que já foram pronunciadas como regressar no tempo. (…)

TRANSMISSÃO Os intercâmbios poéticos evidenciam a importância da noção de transmissão, ilustrada pela necessidade de “ir até ao fim” antes de ser substituído por um novo narrador que continua com uma nova história ou uma nova série de adivinhas.»

CALAME-GRIAULE, Geneviève, in GUSMÃO, João Maria; PAIVA, Pedro, Experiments And Observations On Different Kinds Of Air, DGArtes, 2009, pp.252-3

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: