Utopia

Falamos em utopismos e utopias no respeito por uma distinção heurística à partida fundamental, e como propõe numa reflexão preciosa José Eduardo Reis […] entre o modo do utopismo, que abriga um vasto conjunto de registos discursivos, da profecia à hagiografia, das constituições para países a haver a toda a sorte de milenarismos, e o género da utopia, que se articula formalmente entre os pólos da viagem e da reportagem, com privilégio da reflexão em torno das questões políticas e morais.[1]
[…]
Em função do estudo das utopias, importa assinalar a paradoxal situação de um rumo histórico que se diria reunir as condições objectivas de possibilidade do discurso utópico, na medida em que se assume um trajecto votado ao novo, ao desconhecido, ao potencial, enquanto, por outro lado, parece não ter tido uma fortuna correspondente esta particular espécie de pensamento especulativo – em sentido radical: a faculdade e a prática de os homens se examinarem, como a um espelho, perante a lacuna de real que constituem os mundos por achar, os continentes e ilhas demandados.

imagem topo: The Orkney Islands, detalhe de Carta Marina, Olaus Magnus, 1539

texto: SILVA, Jorge Miguel Bastos da, Utopias de Cordel e Textos Afins: Uma Antologia, Quasi, V. N. de Famalicão, 2004, pp. 7, 9
reprodução de páginas do livro Utopias de Cordel


[1] Veja-se também Trousson (2000) e Fortunati (2000). A distinção proposta agrega ao género da utopia todo o tipo de encontros com culturas-outras que se situem no referido enquadramento formal, mesmo quando se trate de distopias, isto é, quando as culturas-outras representadas não sejam modelares mas indesejáveis. Nesta perspectiva, a definição de distopia, dentro do género da utopia, não será estrutural mas ideológica e valorativa.

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